segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Brindar, Brindar, Brindar!


Outro dia, desafiei o meu filhote a fazermos "Tchim, tchim". Sem saber o que era, disse logo: "Sim, mãe!" Pelo nome pareceu-lhe ser um jogo divertido e seguimos os dois para a cozinha. Dei-lhe um copo para a mão com um bocadinho de água e preparei outro para eu beber. Com os olhos postos em mim e com as duas mãozinhas a segurar o copo, aguardava que eu ditasse as regras do jogo. Avancei com o meu copo, toquei no dele e disse: "Tchim, tchim!" E ele, com um sorriso de orelha a orelha, repetiu: "Tim, tim" e bebemos um pouco de água. A partir daí foi ele a comandar as tropas. Vários "Tins, tins" se seguiram.  Enquanto ele bebia, só lhe conseguia ver os olhinhos risonhos que antecipavam já o próximo brinde. Olhava para ele divertida e ele dizia-me: "Bébi, mãe!" Sim, porque eu já me tinha esquecido de beber, apetecia-me ficar, apenas, a beber do seu sorriso encantador. Há quem me diga: "Não se brinda com água! Coloca umas gotinhas de sumo, qualquer coisa!" Pois desculpem-me, mas  acho que devemos brindar com o que temos à mão e se é água que temos, é com água que brindamos! Não nos devemos privar de comemorar o momento, porque não temos a bebida adequada: "Ah, espera aí, que vou ali buscar uma garrafa! Epá, não encontro o abre-garrafas..." e às tantas o momento foi-se.  Um brinde verdadeiro é aquele que surge sem mais nem menos, é uma força do instante, e são esses "tchins, tchins" que sabem bem, porque são genuínos! Se não houver nada para beber, então que se batam as palmas, que se dê um abraço, o brinde será aquilo que nós queremos que ele seja, mas acima de tudo deve ser um gesto natural, é essa a sua magia! E sim, nos últimos dias, antes do cachopo se deitar fazemos vários "tchins, tchins" com água, porque todos dias são merecedores de comemorar as nossas vidas!...


TCHIM! TCHIM!

1 comentário:

  1. Como nutricionista voto em que brindem com água! :) Agora vê lá, que com tantos brindes à noite... as manhãs podem ser mais molhadas! :)

    ResponderEliminar