segunda-feira, 4 de março de 2013

Um Verdadeiro Espectáculo de Variedades


A rotina de deitar o cachopo tem agora uma particularidade deliciosa!... Passo a explicar: Todas as mães e pais já estiveram naquela típica situação de querer que o seu filhote faça uma gracinha para mostrar aos amigos e ele nada. Pois eu descobri o momento exacto do dia para o principezinho, fazer a gracinha que eu quero. Já há dois meses que tenho espectáculo diário garantido. O momento é à noite quando o vou deitar. A primeira coisa que faz é levantar-se, agarrar-se às grades da cama e dizer: "Anda cá mãe!" Eu coloco-me de joelhos junto à grade para ficarmos da mesma altura e sorrimos.  Depois é ele próprio que me desafia com o olhar e eu começo o jogo. Digo uma palavra e ele repete: "batata", "batá",  "banana", "banã", "morango", "mango", "abóbora", "abobi", "ervilha", "ebilha",  "melancia", "manchia", "espargos", "pagues", um autêntico despique frenético entre mãe e filho, uma enxurrada de legumes e frutas nunca antes vista. O grau de dificuldade aumenta mas o miúdo não desiste, continuando empenhadíssimo. Eu sem conseguir corresponder à rapidez de resposta do cachopo digo: "passo" e ele repete "pacho" voltando a batata quente para mim. Trocamos de jogo: os sons dos animais e para finalizar a coreografia de "doidas andam as galinhas". O pior é que no fim do espectáculo ele não fica com sono, antes pelo contrário, fica excitadíssimo e eu não fico atrás. Até adormecer vão-se ouvir muitos "deita-te!", "já chega!", "agora é oh-oh!!" E depois mesmo deitado primeiro que feche os olhos também não é fácil. Ontem, por exemplo, foi um dia complicado para adormecer. Já estava deitado há 10 minutos. Fechava os olhos durante mais tempo do que aquele que os mantinha abertos, mas continuavam a piscar. E eu à espera que ele caísse no seu sono sereno.  E eis que, naquele preciso momento, com uma força vinda não sei de onde, o cachopo levanta-se e começa sozinho a enumerar os legumes: "batá", "abobi", "ebilha", de seguida deitou-se e adormeceu. É difícil conter o riso nestes momentos. Não sei o que se passou naquela cabecinha para se ter levantado tão de repente. Devia pensar que eu já não estava ali, mas  apercebeu-se que ainda tinha audiência e para agarrar o público repetiu o número "enxurrada de legumes", um dos seus melhores!
Enfim, um verdadeiro espectáculo de variedades. Um espectáculo que está em cena desde sempre em muitas casas, colocando num bolso qualquer Show da Broadway.

2 comentários:

  1. Oh ele é demais! E adoro o fato de os estares a tornar numa enciclopédia de frutas e legumes ;)

    ResponderEliminar
  2. :) Estou de regresso após uns dias de ausência!! Opá terminei de ler esta mensagem com um grande sorriso nos lábios, e não só por ter a banda sonora de frutas e legumes, o que para uma nutricionista é lindo!!LOLOLOL Eles e de facto saõ demais e surpreendem-nos a toda a hora!!:)
    Parabéns pela imaginação!!;) ehehe
    Beijocas

    ResponderEliminar